A pedra fundamental para a análise de cores além do olhar da Consultora é a iluminação. Uma iluminação inadequada, escura ou clara demasiadamente, pode confundir e até permitir que você chegue em um resultado errôneo. Em nossa jornada de consultoria, descobrimos detalhes sobre a iluminação para análise de cores que os cursos não ensinam e vamos lista-los aqui para vocês.

1) Iluminação natural

Se você vai optar por utilizar a luz natural é importante considerar o horário e a posição do sol.  Os melhores horários para realizar a análise são entre 12h e 14h, onde o sol alcança valores entre 5500K e 6500K. Entretanto, é importante que você também esteja atenta ao conforto e a temperatura ambiente, para não realizar uma análise cansativa para seu cliente. Procure um local fresco e arejado, caso você opte por realizar a análise nesse horário.

 

2) Iluminação artificial

Se você optar pela iluminação artificial, você precisa considerar a temperatura da lâmpada e as informações técnicas descritas na embalagem pelo fabricante.

A lâmpada ideal para realizar a análise de cores precisa ser uma luz fria e ter entre 5500K e 6500K (que são os valores correspondentes ao horário ideal na luz natural). E seu IRC precisa estar entre 80 e 100. As lâmpadas de LED possuem mais aproveitamento dos Watts, podendo oferecer maior luminosidade utilizando menos potência em relação à lâmpada fluorescente. Por isso, as potências ideais para lâmpadas LED precisam ter entre 10, 12 ou 15W.

 


Como medir a eficiência da minha lâmpada e escolher sua potência? 

Eficiência luminosa é um parâmetro também de decisão. Ele define quantos lúmens (lm) a lâmpada ilumina por Watt (W) consumido. Quanto maior esse número, melhor. As incandescentes têm uma eficiência de 12 lm/W, as fluorescentes compactas têm uma média de 60 lm/W e o LED tem uma média de 80 lm/W. 

Leia mais aqui.

Fonte: Blog Golden


 

Optando pela iluminação artificial, você também precisará de uma luminária para te acompanhar em seus atendimentos. O modelo que escolhemos por aqui é flexível, de tamanho médio, com um gancho na base que facilita a acoplagem em qualquer ambiente. Você pode ficar à vontade para escolher qualquer modelo que esteja dentro do seu gosto pessoal e estilo da sua marca. Veja algumas inspirações em nosso Pinterest, clicando aqui!

 

Identifique esses dados antes de optar por lâmpadas absurdamente mais caras!
A lâmpada que usamos em nossos atendimentos na Closet Inteligente é a lâmpada da marca Golden de LED, no tamanho convencional (você pode compra-la aqui). O tamanho e formato da lâmpada ficam a sua escolha! O que não deve mudar é a temperatura e o IRC. Anote esses dados!
Fique atenta à base de encaixe! O tamanho universal é E 27. Isso garante que ela vai se encaixar nas mais diversas luminárias e boquilhas disponíveis.
Veja abaixo algumas fotos e detalhes importantes descritos na embalagem.

Conheça nosso Kit para Análise de Cores, clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *